Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Racismo

Não Compactue com esse Crime!

Publicado por Cristiano Gomes
há 3 anos


🔹 É extremamente vergonhoso para nós, seres humanos, em pleno século XXI, ainda dizer que o racismo existe. Mas infelizmente, EXISTE SIM, em cada canto da cidade, em cada curva, em cada pensamento ou “piadinhas” maldosas e expressões impregnadas na sociedade como um todo.

🔹 O fato é que precisamos mudar muito e AGORA, não há mais espaço para esses crimes, os quais são tipificados até mesmo em nossa Constituição Federal, que nos trás princípios como a igualdade e a dignidade da pessoa humana para tentar resguardar os direitos individuais, muitas vezes sem sucesso pela falta de eficácia da lei perante a cultura racista da sociedade.

📌 Nesse sentido está o artigo 3º, IV, “Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.”

📌 Fica evidente neste artigo da CF/88 que todos e quaisquer tipos de preconceitos e discriminações são desvalidos pela lei maior do Brasil, bem como em seu artigo , XLII, agrava o racismo como crime, inafiançável e imprescritível, senão vejamos:

📌 “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à prosperidade, nos termos seguintes:

[...]

XLII - A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei”.

📢 NÃO COMPACTUE COM ESSE CRIME!

🔹 E para você que infelizmente sofrer esse tipo de abuso, injúria racial ou racismo, peço humildemente desculpas pela sociedade hipócrita em que vivemos e te aconselho a fazer um boletim de ocorrência, para depois entrar com duas ações judiciais, qual seja, criminal e cível, assim você buscará a condenação do agressor, bem como sua indenização sofrida.

🔹 Não se esqueça de dar um pulinho na nossa página fb.me/apelandonojuridiques e no Instagram @cristianogomesjur.

  • Sobre o autorDiretor Administrativo - Financeiro. Pós | Direito de Família e Sucessões.
  • Publicações12
  • Seguidores15
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações208
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/racismo/1168157313

Informações relacionadas

A. K., Estudante
Artigoshá 9 anos

Não existe racismo de negros contra brancos porque este é um sistema de opressão

Clayton Casal Sociedade de Advogados, Estudante de Direito
Notíciashá 4 anos

Todos contra o racismo

Daniela de Barros Rabelo, Advogado
Notíciashá 3 anos

Racismo x Preconceito

Sarah Macena, Estudante de Direito
Modeloshá 8 anos

A dignidade da pessoa humana e o crime de racismo

Petição Inicial - TJSP - Ação de Indenização por Dano Moral (Racismo), com Fulcro na Lei 7.716 c/c com Art. 186 - Procedimento Comum Cível

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)